VISITA

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

VISITA AO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA

Museu do Brejo Paraibano

Município: Areia / campus da Universidade Federal de Areia – Centro de Ciências Agrarias.
Ocupação atual: Parte do Acervo do Museu da Rapadura.
Construção de 1870
Também conhecido como Museu da Cachaça e da Rapadura, ou simplesmente Museu da Rapadura, é um conjunto composto por dois prédios: o engenho e a casa-grande. O Museu está instalado onde funcionava um engenho açucareiro no século XVIII, o Engenho da Várzea. Lá eram produzidas rapaduras, mel, cachaça e açúcar mascavo. O maquinário utilizado na época mantém-se preservado, bem como as edificações e o alambique de barro, que fazia cachaça apenas para os donos do engenho.
O empreendimento segue a arquitetura fabril da segunda metade do século XIX, e atualmente funciona uma exposição de objetos e documentos da vivência interna, das relações sociais e de trabalho que se passou no local. Todo o velho maquinário datado da época da escravidão, assim como, as primeiras máquinas do gênero após a Revolução Industrial, moveis rústicos, um relógio de parede com mais de 226 anos que funciona perfeitamente, pedra de moer milho, gargalho de ferro que servia para prender os escravos pelo pescoço, palmatoria de ferro, um acervo de 280 garrafas de cachaça, entre outros. Devido ao grande fluxo de visitas, foi reservado uma sala para exposições e realizações de cursos, resgatando e divulgando a importância cultural da cidade.
Em 1822, a propriedade foi vendida, e desapropriada em 1933, pelo governo estadual para instalação da Escola de Agronomia do Nordeste. A estrutura sofreu modificações devido ao uso pela Escola de Agronomia. Em 1978, ocorreu a restauração e instalação do museu da rapadura. Com ajuda e testemunho de algumas pessoas que viveram àquela época, foram resgatados traços e características do tempo cunhado nas lutas e sagacidades.
Fontes:




















CIDADE DE AREIA








Museu Casa de Pedro Américo


A Museu Casa de Pedro Américo está situada na rua Pedro Américo, é o local onde nasceu o pintor, romancista e poeta paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Melo. É considerado Patrimônio Cultural da cidade de Areia, em Paraíba. E tem como missão preservar, tornar pública e enaltecer a vida pessoal e profissional do pintor. A Casa Museu Pedro Américo é dirigida pela Prefeitura de Areia. Em 2015 foi reinaugurado com restauro pelo Instituto Brasileiro de Museus.




VISITA AO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA  

http://cachacatriunfo.com.br/











Nenhum comentário:

Postar um comentário