VISITA

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

SOLIDÁRIOS PROFISSIONAIS


 
Eventos realizados em prol da Cultura Popular na Cidade de João Pessoa - Brasil.

ESPETÁCULO TEATRAL: " O AUTO DA COMPADECIDA "

GRUPO: CIRCO SEM PANO.
DIREÇÃO: BENTO JUNIOR.





LOCAL: TEATRO EDNALDO DO EGYPTO - AV. MARIA ROSA, 284 – MANAÍRA.
CIDADE: JOÃO PESSOA
PERÍODO: 01 E  03 DE AGOSTO DE 2018.


 




SARAU MULHERES DO BRASIL

      
               Frente aos fatos históricos que favorecem uma postura de encorajamento e constroem os passos da mulher na sociedade nos levam a refletir  práticas que possam somar nossa vivência direcionada ao conhecimento dos valores e direitos da Mulher na sociedade, como por exemplo:
. Dia 08 de março é, desde 1875, comemorado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher em homenagem a todas as mulheres.
. A Constituição de 1932 que foi a primeira Constituição a tratar sobre o tema dos direitos do trabalho da mulher.
. A Lei Maria da Penha, denominação popular da lei número 11.340, de 07 de agosto de 2006, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos e familiares praticados contra mulheres.

Dança: Mônica Santiago, Técnica Pedagógica,  Artista Dançarina.
Palestra Motivacional: Coach Adriana Veiga.
Música: Beatriz Araújo, Cantora e Profa. Monitora Informática.
Ciranda de Roda - Educação Infantil.
Responsáveis: Alberto Black, Bruna Thaís, Roselliny Araújo, Silvânia Silva.
Exposição de Mini Jardins.
Consolação Policarpo, Artista  Plástica e Decoradora.
Exposição de Pinturas.
Magnólia Menezes, Graduada em Letras. Frequentou Curso de Pinturas em Telas. 





PROFA.  ANA DINIZ E  PROF. GILDÁSIO RODRIGUES 
LOCAL: PARQUE SOLON DE LUCENA, CENTRO.
13 DE JULHO     



PRIMEIRA  PAREDE POÉTICA INTEGRATIVA

Local: Centro Cultural Tenente Lucena     
Av. Josefa Taveira, 1777 –  Mangabeira
Dia: 08 de Junho de 2018   
  

A “PRIMEIRA PAREDE POÉTICA INTEGRATIVA” surge da necessidade de promover a ampliação do conhecimento  entre as diversas linguagens das Artes Visuais e Literária.
Segundo o filósofo alemão Walter Benjamin, a história do Cordel liga-se às tradições medievais nas quais as atividades de contar histórias numa comunidade envolvia a participação de um  narrador que  contava suas experiências e, através dessas ações, transmitiam conhecimentos morais provérbios, sugestões práticas, norma de vida.
Para abrigar essa Parede Poética, Centro Cultural Tenente Lucena, abre suas portas pare receber estudantes da Escola Zulmira de Novais, que  farão uma recitação dos poemas do Ilustre paraibano Vicente Campos Filho.
O Centro Cultural Tenente Lucena é resultado de um convênio da Prefeitura Municipal com o Governo Federal por meio do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.  Desde sua inauguração vem realizando dezenas de cursos e oficinas em várias áreas: Literatura - Produção de texto literário, oficina de música, artes visuais, artesanato, Hip Hop, além de cursos de informática, operador de computador... As oficinas sem dúvidas agregam ricas práticas Artísticas Culturais. Possui também, ambiente multiuso que abriga espetáculos teatrais, de dança, exibições de filmes e outros eventos. Além de cursos e oficinas, o equipamento conta também com parcerias de ONGs, artistas e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Bairro de Mangabeira por outro lado, é considerado o maior bairro de João Pessoa, conta com aproximadamente 76 mil habitantes e uma área de 10,96 km², números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A História do Poeta:
Vicente Campos Filho lançou um folheto de cordel denominado “Dicionário de Paraibês”, com versos dispostos em 170 termos utilizados principalmente no interior paraibano. Todos eles acompanhados de seus respectivos sinônimos.  Residindo em João Pessoa, o paraibano da Cidade de Patos diz que se utiliza da experiência adquirida durante os seus 44 anos de vida no sertão. Os termos regionais apresentados nesse folheto representam o que há de mais puro no vocabulário de pessoas que moram no interior, revela Vicente Campos Filho. Autor de vários folhetos, ele conta que este em especial se destina à promoção da nossa cultura. Os poemas de Vicente Campos Filho revelam a veia humorística do autor que diz gostar de provocar risos nas estórias contadas em forma de versos.

Algumas estrofes do "Dicionário de Paraibês" :

(...)
Longe é a BAIXA DA ÉGUA
O ali é ACULÁ
Devagar é SÓ NA MANHA
Correr é DESIMBESTAR
O de cima é o de RIBA
Botar no chão é ARRIAR.

Mulher bonita é VISTOSA
Mulher feia é CANHÃO
Quem se zanga DÁ A GOTA
Quem dá bronca DÁ CARÃO
Menino que anda lento
OH... MENINO REMANCHÃO!

O otário é MANÉ
O malandro é MALAQUIA
Estar com pressa é AVEXADO
Dizer: “Vem logo” é “AVIA”
E quem se espanta com algo
Diz assim: “AFF MARIA!”.

Caprichar é DAR O GRAU
Mal feito é ARRUMAÇÃO
O que é bom é ARRETADO
O medroso é CAGÃO
Pessoa boa é FILÉ
E puxa saco é BABÃO.


" 3° ANIVERSÁRIO DE AÇÕES  DA CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR ", CECAF


Local: CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CECAF.
Av. Hílton Souto Maior, 1112 - José Américo de Almeida, João Pessoa- Bairro José Américo. Data: 26 de julho     Horário: 08 às 10:30h

A “ATIVIDADE INTEGRATIVA” surge da necessidade de promover a vivência entre o mundo social e as relações discursivas da Cultura da Popular.
O Folclorista, Historiador e Professor Câmara Cascudo nos informa em sua Obra “ Vaqueiros e Cantadores” através de  narração, o vínculo econômico e social das  apartações com as histórias contadas e cantadas em versos:  “Comprava-se, vendia-se, trocava-se.”
A Cecaf promove Ações locais para estruturação comercial da Agricultura Familiar desde sua inauguração em 2015. Neste período, a Coordenação tem realizado Oficinas Periódicas para incentivar os Produtores no cultivo de Agroecológicos. Para além da Existência dos Produtos Orgânicos e Agroecológico é possível encontrar o Artesanato  regional. O Espaço dispõe ainda de lanchonetes especializadas em Frutos do Mar, comidas típicas... Este trabalho vem modificando a vida de Agricultores de vários Municípios do Estado: Trabalhadores Rurais de João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, São Miguel De Taipu. Um dos exemplos  é  a realidade do Sr. Francisco Guerra ( 77 anos) que, cerca de 55 anos trabalha na agricultura, ofício que aprendeu ainda jovem, com seu avô e seu pai, no município de Natuba, há 129km de João Pessoa. Ele é um dos 134 agricultores familiares beneficiados pelo trabalho que a Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza. Assim como os demais produtores e produtoras da Cecaf, Sr. Francisco encontrou no local o sustento mais sólido para sua família e a valorização do árduo trabalho na lida no campo...

             FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CULTURA POPULAR


PALESTRANTES   -   COLABORADORES    -   CONVIDADOS

PHD  E. M. E. F. APOLÔNIO SALES DE MIRANDA FRANCISCO LEANDRO DE ASSIS NETO, PROFESSOR TITULAR.
COORD. CREI  JOSIARA TELINO - AMANDA SILVA PEREIRA. TEMA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA
COORD. CREI JÚLIA RAMOS - CLESILDA MARIA GOMES DE SOUZA. TEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CREI – POESIA. 
DIRETOR GERAL  E. M. E. I. E. F. PROFESSORA ANAYDE BEIRIZ - MARCOS ANTÔNIO DE FREITAS AZEVEDO. TEMA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS.
DIRETORA GERAL DA E. M. E. F. PADRE LEONEL DA FRANCA – ANGELITA SILVA DE ALMEIDA. TEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS – POEMA POPULAR.
EMP.  LIVRARIA CORDEL - JOHN HEBERT PEREIRA SOARES. TEMA: MARKETING DA POESIA NO MERCADO ATUAL, REFLEXÕES PARA SALA DE AULA
ESCRITOR,  POETA, DIRETOR DE TEATRO E PROF. E. M. E. F. ALMIRANTE BARROSO PROF. BENTO FILHO. REALIZAÇÃO DO ESPETÁCULO  – “O AUTO DA COMPADECIDA”, REFLEXÕES PARA SALA DE AULA. PARTICIPAÇÃO ESPECIAL  GRUPO DE TEATRO  “ CIRCO SEM PANO ”.
PROFA. DE ARTES  CREI SÃO FRANCISCO - TALITA PAZ. TEMA: MOTIVO PARA COMPOR UM CORDEL – O AMOR.
PROFA. E. M.  E. F. ANTENOR NAVARRO - ANA MARIA DINIZ .  TEMA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS – CANTO.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: MÚSICO INSTRUMENTISTA,  TIAGO LOPES  E VIOLEIROS  MÚSICOS, ANTÔNIO BATISTA E JOSEMAR PEREIRA. 
POETA, EMPRESÁRIO CULTURAL - QUELYNO SOUZA. TEMA: ORALIDADE, O RETRATO DE UM POETA.
POETA POPULAR LUIZ GONZAGA -  RELATO DE EXPERIÊNCIAS POÉTICAS, EXPOSIÇÃO DE FOLHETOS AUTORAIS.
POETA , PESQUISADOR, MESTRE  LUZIMAR MEDEIROS  BRAGA.  
POETA, PROF. DE LÍNGUA PORTUGUESA  E. M. E. F. SANTOS DUMONT -  JOÃO ARNOUD DE O. FILHO. TEMA: DA SALA DE AULA PARA AULA DA VIDA...
POETA, SUPERVISOR  PEDAGÓGICO E. M.  E. F. HUGO MOURA - NEY ROBSON DANTAS. TEMA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - POESIAS.
PRODUTOR CULTURAL, PROF. UNIVERSITÁRIO, COMPOSITOR, MÚSICO - SÉRGIO DI RAMOS. TEMA:  DERRAMANDO POESIA, CANTO ORGÂNICO. 
P         ROFISSIONAL DA FOTOGRAFIA, PROF. DE ARTE  DA E. M. CÔNEGO JOÃO DE DEUS - FERNANDO SOARES. TEMA: CULTURA POPULAR, IMAGENS E SÍMBOLOS.

“ Quem não tiver debaixo dos pés da alma, a areia de sua terra, não resiste aos atritos da sua viagem da vida, acaba  incolor, inodoro e insípido, parecido com todos.”
                                                                                                                                                           Luís  da Câmara Cascudo









ATIVIDADES ARTÍSTICAS
    
      DIA: 26 /11 -  18H E 30MIN. ÀS 21H.
LOCAL: ESCOLA GOV. LEONEL BRIZOLA
BAIRRO: TAMBAUZINHO
             
PARTICIPAÇÃO  ESPECIAL:


GRUPO DE CULTURA POPULAR  
LAPINHA “JESUS DE NAZARÉ”
3ª. IDADE DE JOÃO PESSOA.
COORD. MESTRE MACIEL


PROFESSOR TEO,


GRANDE AULA DE CIRANDA.


Escola Municipal Gov. Leonel Brizola
Encontros Presenciais










                        














Nenhum comentário:

Postar um comentário